Projeto chapéu de palha
O Programa Chapéu de Palha foi criado em 1988, pelo então governador Miguel Arraes, com o objetivo de ajudar os trabalhadores rurais que atuavam no cultivo da cana-de-açúcar, a enfrentar o desemprego durante o período de entressafra da colheita. Sujeito às mudanças de gestão do poder executivo, o Chapéu de Palha passou por algumas interrupções, mas em 2007 o programa foi recriado por força de Lei e se transformou em uma política de Estado, e não de governo, o que garante a sua continuidade.
O Chapéu de Palha tem um trunfo muito maior que é a aposta na educação empreendedora como alternativa para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Os trabalhadores do Chapéu de Palha receberão conteúdo programático sobre nutrição, adubação do solo e compostagem, planejamento de jardins comestíveis, confecção de tecnologias para segurança de água, nutrientes, alimentos e energia, e até mesmo de marketing e empreendedorismo. Entre outros assuntos, eles também terão aulas de cidadania, respeito, ética e acessibilidade, bem como saúde e meio ambiente.